Erros a evitar quando compra com o cartão de crédito

cartao-debito

Na altura das últimas compras do Natal podemos ter a tentação de abusar do uso do cartão de crédito. O cartão de crédito não é um bicho-papão e existem várias vantagens na sua utilização, desde que as condições sejam vantajosas (compare aqui as diferentes opções) mas há vários erros a evitar quando compra com o cartão de crédito.

Existem algumas situações onde deve pagar com dinheiro ou com o cartão de débito: a renda da casa ou prestação ao banco, as despesas do dia a dia ou despesas de educação e saúde. No caso da habitação, a taxa de juro será mais elevada porque o valor também é mais alto. O mesmo acontece na educação (para pagamento de propinas) ou nos cuidados de saúde. Nas despesas do dia a dia vai perder a noção de quanto gasta se usar sempre o cartão de crédito. Tenha em atenção, contudo, que determinados cartões de crédito têm benefícios para quem utiliza o cartão para, por exemplo, pagar o supermercado.

Deve evitar usar o cartão de crédito como “desculpa” de que está a acumular pontos num programa de fidelização e tenha um registo rigoroso dos pagamentos feitos diretamente no cartão de crédito. Serviços como o Spotify, o Netflix ou a Uber são descontados diretamente no cartão o que, no final do mês, pode levar a surpresas desagradáveis se não for verificando os gastos.

A forma de manter a conta do cartão de crédito controlada é pagar sempre a 100% o montante que tem no cartão. Assim cada mês pode começar de novo e limpo de dívidas. E sem pagar juros, ou seja, o facto de ter pago com o cartão de crédito não vai encarecer o produto que comprou.

Por fim, mantenha o seu plafond mensal num valor que consiga controlar. Se precisar de fazer uma compra de montante mais elevado pode pedir um aumento do limite temporário (normalmente durante um mês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

mautic is open source marketing automation
shares