O perfil de crédito é importante?

 

perfil de creditoNuma altura em que os níveis de crédito ao consumo estão a aumentar para os níveis mais elevados desde 2012 – com mais de 120 mil novos contratos de crédito em novembro e a terceira maior subida do ano – é preciso ter em atenção como o banco vê o seu perfil de crédito.

 

Seja para pedir um crédito pessoal (pode ver no compareomercado.pt as diferentes opções), automóvel (veja aqui os vários contratos) ou habitação o seu banco vai ver o seu histórico e a sua relação com o crédito.

Para que o seu perfil de crédito seja bem considerado pelo seu banco há alguns passos que pode seguir. Antes de mais, deve explicar ao seu banco qual as suas motivações para que seja concedido o crédito. Entregue documentação da operação em causa (seja a compra de uma casa ou de um carro), seja transparente e procure mostrar que tem um perfil estável de crédito. E tenha o registo limpo. O banco irá pedir o seu histórico de crédito junto do Bano de Portugal para confirmar que não houve nenhum incumprimento. Se houver será mais complicado que o crédito seja concedido.

 

Faça bem as contas.

Quando pedir o crédito faça bem as contas e não peça mais do que aquilo que pode pagar. Um crédito à habitação, por exemplo, tem outros encargos além da própria prestação, como o seguro de vida e multi-riscos (pode ver aqui as opções mais benéficas). Faça várias simulações e pondere se vale a pena, por exemplo, contratar um crédito por um período mais longo para aliviar a despesa mensal. Lembre-se também de que quanto maior for a percentagem de financiamento pedida maior vai ser o risco da operação – e os seus encargos. É importante ter algum capital para dar uma entrada no financiamento. A taxa de esforço (a relação entre os rendimentos do agregado familiar e os encargos da prestação) não deve ultrapassar os 35% do seu rendimento.

Rendimentos estáveis.

Será mais fácil conseguir um crédito aprovado se tiver uma situação financeira e profissional estável, já que os bancos tendem a valorizar clientes com previsibilidade de rendimentos e que trabalhem em empresas sólidas e de grande dimensão. Depois de recolher todas estas informações, dirija-se então aos vários bancos para procurar a melhor solução para si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

mautic is open source marketing automation
shares